Resumo
Através de resultados de pesquisas em escolas secundárias da Região Metropolitana de Buenos Aires, este trabalho visa demonstrar o trabalho da escola em tempos em que a presença do outro é apresentada como insuportável. Lidamos tanto com a dinâmica de aprender a habitar um espaço com outras pessoas quanto com os esforços da escola para se sustentar como um espaço comum.
Referências
Ahmed, S. (2019). La promesa de la felicidad. Una crítica cultural al imperativo de la alegría. Caja Negra.
Armella, J., y Dafunchio, S. (2015). Los cuerpos en la cultura, la cultura en los cuerpos. Sobre las (nuevas) formas de habitar la escuela. Educ. Soc. Campinas, 36 (133), 1079–1095.
Armella, J. y Grinberg, S. (2023). Educación de plataforma. Sociedad postmedia y pedagogías por-venir. Miño y Dávila Editores.
Beck, A. (2003). Prisioneros del odio. Las bases de la ira. La hostilidad y la violencia. Páidos.
Berardi, F. (2017). Héroes. Asesinato masivo y suicidio. Primo.
Berardi, F. (2020). Respirare. Caos y poesia. Prometeo.
Berlant, L. (2011). Cruel Optimism. Duke University Press.
Butler, J. (2022). Sin miedo. Formas de resistir a la violencia hoy. Taurus.
Carpentieri, Y., Grinberg, S., y Armella, J. (2020). Los unos y los otros: vidas comunes en tiempos digitales. Un estudio en torno a las miradas de y sobre jóvenes de escuelas secundarias de la Región Metropolitcana de Buenos Aires. Questión, 2 (66), 1–28.
Collet, J., y Grinberg, S. (2021). La educación managerial y sus fugas: entre la individualización y lo común. In Hacia una escuela para lo común. Debates, luchas y propuestas en América Latina y España (pp. 13–30). Morata.
Durkheim, É. (2008). La división del trabajo social (1ra.ed). Gorla.
Espinosa, A. (2017). Los individuos en la multitud. Revista Co-herencia, 15 (28), 56-76.
Fassin, D. (2018). Por una repolitización del mundo. Siglo XXI.
Foucault, M. (2016). Seguridad, territorio y población. Fondo de cultura económica.
Gabbai, M., Kaplan, C., y Szapu, E. (2021). La mirada escolar. Una lectura desde la afectividad. Revista Del CISEN Tramas/Maepova, 10(1), 85–102.
Grinberg, S. (2008). Educación y poder en el siglo XXI. Miño y Dávila.
Grinberg, S. (2015). El gobierno de sí recargado Educación, pedagogía y gubernamentalidad en las sociedades de gerenciamiento. Revista Textura, 10–20.
Grinberg, S., y Abalsamo, M. (2016). La escuela como espacio de lo común. Circulación y producción de la palabra en escuelas emplazadas en contextos de extrema pobreza urbana. CLACSO.
Han, B.-C. (2010). La sociedad del cansancio. Fondo de cultura económica.
Hickey-Moody, A. (2023). Faith stories. Sustaining meaning and community in troubling times. Manchester University Press.
Ipar, E., Wegelin, L., y Cuesta, M. (2023). Discursos de odio. UNSAM edita.
Kaplan, C. V. (2005). Jóvenes en turbulencia. Miradas contra la criminalización de los estudiantes. Propuesta Educativa, 1(35), 95–103.
Kaplan, C. V. (2009). Violencia escolar bajo sospecha. Miño y Davila.
Kaplan, C. V. (2011). Con ojos de joven: relaciones entre desigualdad, violencia y condición estudiantil. CLACSO Editorial.
Kaplan, C. V. (2021). La implicación afectiva en tiempos de pandemia y en la postpandemia. Educar para una sociedad de reciprocidades. Anales de la educación común, 104-113.
Kaplan, C. V. y Arévalo, D. (2021). La necesidad de soporte afectivo en jóvenes del sistema educativo. Revista de Educación, XIII(22), 193–208.
Kaplan, C. V., y Saez, V. (2018). Juventud civilizada y juventud bárbara en los medios de comunicación. Universidad Metodista de Piracicaba, 25(1), 127–142.
Kaplan, C. V. y Szapu, E. (2019). Jóvenes y subjetividad negada: Apuntes para pensar la intervención socioeducativa sobre prácticas autolesivas y suicidio. Psicoperspectivas, 18, 1–11.
Kaplan, C. V. y Szapu, E. (2020). Conflicto, violencia y emociones en el ámbito educativo. CLACSO Editorial.
Kaplan, C. V. y Szapu, E. (2021). La lucha por el reconocimiento y las prácticas de autolesión en la constitución identitaria en la experiencia estudiantil. EDUCA UMCH, 17, 65–87.
Landa, M. I. (2014). La sonrisa del éxito. Figuraciones de una subjetividad exigida. Arxius de Sociologia, 30, 153–168.
Lasch, C. (2020). La cultura del narcisismo. Capitán Swing.
Massumi, B. (2002). Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation. Duke University Press.
Merklen, D. (2013). Las dinámicas conbtemporáneas de la individuación. In Individuación, precariedad, inseguridad (pp. 45–77). Paidós.
Míguez, D. (2010). Los pibes chorros: estigma y marginación. Capital Intelectual.
Minchala, C. (2020). Migraciones irregulares en la era del capitalismo global. Causas, ilegalidad y deportabilidad en el éxodo de la población de Azogues (Ecuador). RevIISE, 16 (14), 85-98.
Pagliarone, M. F., y Quiroga, M. V. (2021). Discursos políticos de odio en Argentina y Ecuador: El inmigrante pobre como otredad. Revista IUS, 15 (47), 103–132.
Peña, P. L. G. (2019). De cuerpo amenazante a cuerpo deseado. Paradojas en torno a los varones “echados a perder”: el caso de los cholos transnacionales. Desacatos, 30, 59–74.
Rose, N. (2007). ¿La muerte de lo social? Re-configuración del territorio de gobierno. Revista Argentina de Sociología, 8, 111–115.
Rose, N., O´Malley, P., y Valverde, M. (2006). Gubernamentalidad. Astrolabio, 6, 83–104.
Sadin, É. (2022). La era del individuo tirano. Caja Negra.
Saez, V. (2018). Territorialización, medios de comunicación y escuela. Desafíos en la visibilización de los episodios de violencia. Sinéctica, 20(9), 1–23.
Schwamberger, C., y Grinberg, S. (2021). Cuerpos que importan en el patio de atrás: Precaridad y hacer escuela especial en contextos de pobreza urbana. Cadernos CEDES, 41 (114), 120–130.
Schwamberger, C., y Grinberg, S. (2022). Docente avatar de la in/exclusión. El gobierno de sí, autogestión y discursos de odio. Revista Educação Especial, 35, 1–19.
Todorov, T. (2010). La conquista de América. Fondo de cultura económica.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Marco Bonilla, Julieta Armella, Silvia Grinberg