Resumo
Este artigo é estruturado em torno de uma crônica de sala de aula que relata um episódio ocorrido em uma aula do ensino fundamental. Com base nisso, análises são entrelaçadas, focando nas decisões tomadas pelo professor protagonista e questionamentos sobre os pressupostos que orientam esse processo decisório, interpretados por meio das noções de habitus e violência simbólica.
Referências
Aristóteles (2004). Ética a Nicómano. Madrid: Alianza Editorial.
Atkinson, T. y Claxton, G. (2002). El profesor intuitivo. Barcelona: Octaedro.
Bain, K. (2007). Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Barcelona: Universitat de Valencia.
Bourdieu, P. (1990). Sociología y cultura. México DF: Grijalbo
Bourdieu, P. (2007). El sentido práctico. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
Bourdieu, P. y Passeon, J. C. (1977). La Reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Barcelona: Editorial Laia
Campana, M. y Giavedoni, J. (2020). Neoliberalismo y educación: algunas metamorfosis en la Argentina contemporánea. En: P. Meschini y L. Paolicchi (coord.): Discursos y políticas de la descolonialidad. Mar del Plata: Ediciones de la EUDEM
Edelstein, G. (2011). Formar y formar-se en la enseñanza. Buenos Aires: Paidos.
Fenstermacher, G. (1989). Tres aspectos de la filosofía de la investigación sobre la enseñanza. En: M. Wittrock (comp.). La investigación de La enseñanza I. Barcelona: Paidos.
Gimeno Sacristán, J. y Pérez Gómez, A. (1993). Comprender y transformar la enseñanza. Madrid: Morata.
Gouldner, A. (1973). La crisis de la sociología occidental. Buenos Aires Amorrortu.
Hamilton, D. (1993). Orígenes de los términos educativos "clase" y "currículum". Revista Iberoamericana de Educación, 1, Biblioteca digital OEI.
Jackson, P. (1975). La vida en las aulas. Madrid: Morova.
Jodelet, D. (1986). La representación social: fenómenos, concepto y teoría. En: S. Moscovici (comp). Psicología Social II. Pensamiento y vida social. Psicología social y problemas sociales. Barcelona: Ediciones Paidós.
Lemke, J. (1997). Aprender a hablar ciencia. Lenguaje, aprendizaje y valores. Barcelona: Paidos.
Moscovici, S. (1961). El psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires: Huemul.
Perrenoud, P. (2010). Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Barcelona: Editorial Grao.
Provincia de Buenos Aires. Dirección General de Cultura y Educación (2017). Resolución 1482/17.
Rodríguez Rejas, M. J. (2019). Neoliberalismo: una estrategia de guerra invisibilizada. Extraído el 28 de septiembre de 2023 de: https://www.mientrastanto.org/boletin-183/notas/neoliberalismo-una-estrategia-de-guerra-invisibilizada
Sanjurjo, L. y Vera, T. (1994). Aprendizaje significativo y enseñanza en los niveles medio y superior. Rosario: Homo Sapiens.
Schön, D. (1987). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidos.
Souto, M. (1996). La clase escolar. Una mirada desde la didáctica de lo grupal. En: A. W. de Camilloni; M. C. Davini; G. Edelstein; E. Litwin; M. Souto y S. Barco: Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires: Paidos.
Steiman, J. (2004). ¿Qué debatimos hoy en la Didáctica? Buenos Aires, Baudino Ediciones-UNSAM.
Steiman, J. (2018). Las prácticas de enseñanza –en análisis desde una Didáctica reflexiva-. Buenos Aires, Miño y Dávila.
Steiman, J. (2023). Enseñar Didáctica. Recorridos para un paradigma propositivo. Buenos Aires, Miño y Dávila.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Jorge Steiman